segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ele deve ter seguro

Eu vi um homem com o carro enguiçado na estrada e um telefone grudado na orelha. Quando passei por ele pensei rapidamente: Ele deve ter Seguro.
Quando olhei pelo retrovisor e vi o camarada nervoso batendo com a mão no celular comecei a ficar com a consciência pesada. O transito pesado e uma via de mão única em que a decisão de voltar e ajudar o meu próximo ficava cada vez mais distante.
- E se ele não tem o tal Seguro com assistência 24 horas.
- E se o seu telefone é de cartão e está sem crédito.
- E se alguém o espera e precisa dele em uma situação de emergência.
Algumas invenções da vida moderna vieram para facilitar o nosso dia a dia, entretanto elas acabam inviabilizando ações de misericórdia que podem mostrar a face de Cristo para as pessoas que nos rodeiam.
Lembro muito bem no tempo em que meu pai tinha um caminhão “velho” naturalmente. Ele fazia tanto frete de graça para as pessoas. Não tinha uma vez que meu pai passava por outro carro enguiçado que ele não parasse para saber se podia ajudar. Normalmente ajudava porque o meu pai sempre foi muito criativo e entendia um pouco de tudo. Nesse contexto era mais fácil plantar a semente do evangelho de Jesus, pois ele sempre se preocupava em suprir as necessidades dos outros.
Acontece que, tendo um caminhão “velho”, vez por outra, éramos nós quem precisávamos de ajuda, pois o nosso carro, não muito raro é que estava enguiçado.
Aprendi com meu pai a mostrar a misericórdia de Deus em atitudes concretas. Uma vez, já era noite, quando subia uma rua deserta em um bairro aqui de Volta Redonda, avistei, à beira da estrada, um homem totalmente ensangüentado. Fiquei com muito medo e não parei. Entretanto fui diretamente ao Pronto Socorro da cidade e implorei por uma ambulância com urgência. Sendo médico, acompanhei todo o desenrolar da história. Fui ao hospital com o moribundo ajudando nos primeiros atendimentos.
Às vezes sou criticado por parar na estrada para saber se alguém está precisando de ajuda. Com o crescimento da violência urbana estas atitudes não estão isentas de risco.
Com o advento do seguro que dá assistência 24horas, inclusive com reboque, aos poucos eu fui perdendo o costume de parar e mostrar solidariedade com quem está enguiçado na pista.
No mundo moderno cheio de inovações tecnológicas e maneiras interessantes de se conquistar o cliente, principalmente o que tem dinheiro, fica difícil imaginar o Bom Samaritano colocando o homem no seu carro e o levando para a estalagem. Será que o Samaritano não iria chamar um serviço de emergência?
Não. Certamente não. O Samaritano da história representa o próprio Jesus. O Deus encarnado que veio ao mundo e correu riscos dando a sua vida em resgate de muitos.
O que eu e você precisamos lembrar é que nem todos têm o tal seguro 24 horas e muitos precisam de uma mãozinha para chegar ao seu destino. Falar em destino. Será que não tem muita gente aí emperrada em relação ao futuro, enguiçado precisando de um socorro que só Jesus pode dar?

Paulo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário