segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Formatura de Marketing

Discurso de Formatura
Discurso de Formatura da Tuma de Gestão Tecnológica para Marketing estratégico.
Julho de 2008
Ilmo. Sr.

Queridos colegas
Senhoras e Senhores
Peço licença para dividir o meu discurso em duas partes: A primeira será dirigida prioritariamente aos colegas e professores, pois o seu conteúdo é íntimo e pessoal. Possui assuntos que a nós diz respeito de forma muito particular. E depois sim vou me dirigir a todos, sem exceção.

O que aconteceu conosco

Há aproximadamente trinta meses iniciamos um curso que fez grande diferença em nossa vida profissional. Evoluímos com ele. Sofremos com ele. Nos alegramos com ele e agora estamos aqui comemorando mais uma vitória.
Desde os primeiros passos e a familiarização com os termos. Marketing, Benkmarket, brimnstormy. Das definições de Marketing; da Loja da esquina que teve até pipoca; das noções de mercado; de entender a economia com um professor que não parava de andar de um lado para o outro.
Entendemos de forma clara e objetiva como é importante em qualquer atividade profissional a Gestão de pessoas.
Das dificuldades de identificar o tópico frasal e sofrendo para tirar o homem que Platão colocou dentro da caverna. Ele não queria sair de lá de jeito nenhum.

De reclamar com a guria, Tche.
Percebemos também que quando o curso não ia bem, os alunos tinham uma postura adulta para reclamar gerando sempre uma boa relação com a coordenação e ações positivas. O certo é que deixamos uma a postura adulta que os alunos tiveram para reclamar de algumas dificuldades com o curso.
Hoje, trazendo à memória os momentos que tivemos como colegas, há fatos pitorescos para lembrar.
Tivemos um aluno turista que, ao chegar em sala de aula em um dia de prova, reclamou: - Nem me avisaram que era prova.
No meio do curso recebemos uma colega que acabou comprando o único carro que combinava com ela. Ela era e é muito pequenininha e por isso foi chamada carinhosamente de Chaveirinho.
Tivemos um dia de desfile em que o Chuchu mostrou suas pernas e fez um tremendo sucesso.

Quero prestar homenagem a todos os meus colegas. Vocês foram muito importantes para mim. Receberam-me de maneira carinhosa, mesmo sendo de outra geração.
Mas dois alunos eu quero destacar nesta ocasião e eu sei que este momento será de surpresa e de muita emoção.
Quero que vocês aplaudam o aluno:
Edson Alves Junior. No decorrer do curso, você perdeu um dos seus filhos ” e eu, que participei pessoalmente do seu drama, sei que isso teve grande impacto em seu desempenho, mas não o suficiente para fazê-lo desistir. A você Edson, O meu abraço sincero. Você é um vencedor.
Rogério França da Silva. Sua família deve ter orgulho de você. Eu me considero uma pessoa idosa perto de você. Posso ser seu pai. Meus filhos têm a sua idade. E você “ toda vez que entrava na sala de aula “ eu era a primeira pessoa que você cumprimentava, mostrando cordialidade, carinho, simpatia e respeito com os mais velhos. Essa atitude não é comum entre os jovens de hoje. Eu tenho orgulho de ser seu amigo.

Para onde vamos agora.

Que futuro nos espera em um país com imensas dificuldades.
Vamos trabalhar em grandes empresas ou em pequenas e médias. Dessa turma sairão gestores de serviços públicos. Talvez políticos.
Talvez seja essa a maior dificuldade que passa o nosso país. O perfil do político brasileiro é o pior exemplo que temos para mostrar.
Segundo a revista Veja de 2 de julho de 2008 “Hoje, de cada dez parlamentares do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), quatro já foram condenados em primeira instancia por delitos graves ou receberam punição dos tribunais de conta”.
Essa estatística mostra que 39% dos deputados e 42% dos senadores estão nessa situação e esse retrato é pior nos estados brasileiros. Segundo a mesma revista, no estado de Goiás, 71% dos Deputados respondem a processos por crimes graves. É, sem dúvida, o campeão das “fichas sujas” entre as Assembléias legislativas do nosso país.
Com esse retrato triste, é urgente que o país identifique sinais claros de que as instituições de ensino tenham como principal desafio formar cidadãos com espírito público e com muita responsabilidade.
Se formos identificar a principal necessidade do nosso país, hoje, aí está. Ética, Ética, Ética. É o que esperamos que os profissionais de Marketing tenham na condução dos destinos do nosso querido Brasil.
Fomos treinados para identificar as necessidades das pessoas. As necessidades dos segmentos de mercado. Fomos treinados para dividir a população em grupos e aprendemos que cada grupo ou mesmo cada pessoa tem necessidades peculiares.
Aprendemos que seremos bem sucedidos se atendermos as necessidades dos clientes. Entender o cliente e as suas expectativas. Essa é a nossa missão.
Identificar as necessidades de uma economia em franca expansão , sabendo que a população da classe C aumentou e que essas pessoas aumentaram o seu poder de compra e muitas empresas estão apontando para elas suas armas de estímulo ao consumo.
Nesse ambiente fica uma pergunta: Quem vai cuidar das nossas necessidades. E nas horas de dificuldades quando o sono faltar e a angústia bater em nossa porta. Quem vai olhar para as nossas necessidades.
Quero trazer a resposta que a Bíblia tem;
Há um relato de Marketing no evangelho de Mateus capítulo 9: 35 e 36:
“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de enfermidades. Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor”.

Se Marketing é olhar e atender as necessidades, Jesus fez isso como ninguém. Jesus olhou as multidões e viu que as pessoas estavam aflitas e exaustas. Teve compaixão delas.
Será que nós não temos que aprender com o mestre a olhar as reais necessidades do nosso público alvo. Se tivermos compaixão pelo fato das pessoas não possuírem o nosso produto, se temos certeza do verdadeiro valor que ele tem, será que o nosso envolvimento com os projetos não será maior.

Jesus identificou necessidades em três áreas distintas: Ele ensinava – necessidade de educação. Curava – necessidade na área da saúde. Ele anunciava o evangelho – necessidade de informação.
Aí estão três áreas que nosso país está necessitando e muito.

Ele encontrou várias pessoas que precisavam de cura para suas enfermidades, mas encontrou um homem chamado Zaqueu que era fiscal de impostos . Ele tinha muita influencia política e trabalhava de forma completamente desonesta. Não precisava de cura para o seu corpo e sim para a sua alma, para o seu caráter. Nada semelhante aos nossos homens públicos atuais.
Ele foi confortado com as palavras; hoje me convém pousar em tua casa.
O encontro com Jesus o estimulou a mudar a sua postura diante da vida e trilhar um caminho de retidão diante dos homens.
Nesses dois mil anos muita gente tem encontrado nos ensinos de Jesus a chave para a verdadeira vitória na vida.
O que significa vencer na vida.

Respondam honestamente meus senhores. Só pode haver uma resposta O que você quer que o seu filho seja.:

Um homem rico
Um homem de sucesso
Um homem bom

Eu vou contar um segredo para vocês:

A humanidade precisa mais de homens bons do que homens ricos ou homens de sucesso.
Os homens bons fazem mais diferença na sociedade do que homens ricos ou de sucesso.

Eu queria saber da FOA o que significa “Formar para a Vida” ficaria feliz se essa expressão significasse mais formar homens bons do que homens ricos ou de sucesso.

Se nós,” queridos colegas, olharmos para os ensinos de Jesus, “ deixarmos que eles encharquem a nossa mente e nosso coração e não nos desviarmos deles. Eu tenho absoluta certeza:

Professor Jessé. O Senhor está diante de um grupo de pessoas que vai fazer toda diferença na sociedade.

Que Senhor nos abençoe.
Obrigado.

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